O Nome Dele (O Clóvis) / Curtas-Metragens

O Nome Dele (O Clóvis)

Direção: Felipe Bragança e Marina Meliande

Roteiro: Felipe Bragança

Elenco: Sandro Ribeiro, Camila Monteiro, Robert Pacheco, Selma Freitas, Felipe Moura, Luis Henrique Rodriguez.

Sinopse: “Se conheceram no verão, debaixo de chuva. Um filme de carnaval e silêncio.”

O Nome Dele (O Clóvis) é um filme de superfície – baseado em notícias de jornal e no cotidiano de grandes cidades brasileiras, mas sem nenhum vínculo direto com qualquer evento real.
Violência, alegria e silêncio são trabalhados no filme no sentido de construir um espaço onde personagens são tão verdadeiros quanto intangíveis – numa narrativa de pequenas seqüências marcadas, em que um turbilhão de acontecimentos se mistura a um costurar de fragmentos e lacunas:

Ele é um homem quieto e divide seu tempo entre seu trabalho violento no centro do Rio de Janeiro e seu quarto de pensão no Catumbi. Ela é a menina que aparece em sua vida, numa tarde chuvosa – e logo as coisas começam a passar muito depressa. Um filme de carnaval e de silêncio, de amor e de raiva – de apatia e de vontade. Uma crônica dos conflitos e festejos de uma cidade costurada entre morros, florestas e cimento. Uma homenagem ao Rio, talvez?

Cinema mudo sonoro.

Festivais:

51o Festival de Oberhausen (ESTREIA MUNDIAL) | 23o Festival Internacional de Cinema do Uruguay 2005 (MELHOR FILME DE ESCOLA) | Festival Int. de Curtas Metragens de BH 2005 (MELHOR ROTEIRO) 

 

Galeria de Fotos: