“Um Animal Amarelo” premiado em Gramado

setembro 28, 2020


O filme Um Animal Amarelo, uma co-produção luso-brasileira, foi um dos vencedores do Festival de Cinema de Gramado, no Brasil. A longa-metragem realizada por Felipe Bragança, produzida pela Duas Mariola (Brasil) e O Som e a Fúria (Portugal) arrecadou os prémios de Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte e ainda uma Menção Honrosa de Melhor Ator, tendo ainda vencido o prémio do Júri da Crítica.

Isabél Zuaa venceu o Kikito de Melhor Atriz Principal, enquanto Felipe Brangança e João Nicolau levaram o troféu de Melhor Roteiro. Já Dina Salem Levv foi responsável pela Melhor Direção de Arte, que também ganhou um Kikito. A Higor Campagnaro foi atribuída uma menção honrosa especial como melhor ator principal.

O filme passa-se no Brasil, no ano de 2017. Fernando, um falido cineasta brasileiro, cresceu assombrado pelas memórias violentas de seu avô e assombrado pelo espírito de um homem moçambicano que lhe prometia riquezas e glória. Acossado pelo atual estado político e cultural de seu país, o cineasta mergulha em uma jornada de desventuras e inesperados milagres, em busca de fantasmas do passado. Uma triste e melancólica fábula tropical.

“Sinto-me imensamente honrada, emocionada e grata. O Brasil foi o lugar que escolhi viver desde 2010 e onde tenho tido a oportunidade de viver experiências incríveis e encontros transformadores”, escreveu a atriz Isabél Zuaa no seu Instagram. Para além dos atores premiados, fazem ainda parte do elenco nomes como Tainá Medina, Catarina Wallenstein, Matamba Joaquim, Lucília Raimundo, Diogo Dória, Adriano Luz, Herson Capri, Thiado Lacerda, Sophie Charlote e Márcio Vito.

Um Animal Amarelo já havia marcado presença em festivais como o “Odesa International Film Festival”, o “Olhar de Cinema Festival Internacional de Cinema” o “Festival Biarritz Amérique Latine”, “Indie Lisboa”, “Pesaro Film Fest”, “International Film Festival Rotterdam”. 

Fonte: https://www.fantastictv.pt/2020/10/um-animal-amarelo-premiado-no-festival.html

Tagged with:

Comments are closed.